terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo Na Fronteira: O futebol em Foz do Iguaçu


Placar da Copa na Tríplice Fronteira:

Paraguai 1 x 1 Itália
Argentina 1 x 0 Nigéria
Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

Uma das coisas mais interessantes aqui na fronteira ocorre na Copa do Mundo de Futebol. Tão próximos que estamos de nossos ilustres vizinhos, acabamos por ver de perto a torcida daqueles países também. Então ocorre um fenômeno complexo: quando há jogos da copa com qualquer um dos três países (Argentina, Paraguai e Brasil), o comércio e a rotina se modificam na região de fronteira. Por exemplo, no Paraguai o volume de vendas do comércio cai drasticamente nos dias de jogos do Brasil. Já o turista argentino deixa de vir passear no Brasil e vice-versa.

Nós brasileiros, não devemos ir à Argentina comemorar as vitórias brasileiras. Certamente não fará bem à saúde.

Aqui em Foz do Iguaçu, o clima da Copa está no ar. A rotina mudou, lojas fecharam, bancos fecharam. Até a loja da Oi (operadora de telefonia) fechou. Hoje todos foram para casa ou para algum bar ou restaurante ver a estréia do Brasil. Críticas à parte, o importante é que a seleção venceu.

Uma boa opção para o domingo será ver o jogo do Brasil fora de casa. Caro leitor, aguarde as próximas postagens com as opções de bons locais para acompanhar os jogos.


Algumas pessoas colocaram bandeiras nas janelas


O comércio também colocou uma decoração especial


Até um carro paraguaio estava com uma bandeira do Brasil


Até a loja da Oi estava fechada antes do jogo começar
(onde poderíamos reclamar sobre os defeitos então?)



Nenhum comentário: