quarta-feira, 12 de maio de 2010

Procurando um gravador de DVD para usar na televisão? Espera encontrar no Paraguai? Esqueça. Compre um Vídeo Cassete.


Isso mesmo. Ao contrário do que se possa imaginar, nem só de inovações tecnológicas vive o Paraguai. Se você, assim como eu, tentou em vão comprar um gravador de DVD aqui no Brasil para gravar seus programas da televisão, não pense que encontrará um no Paraguai. Já procurei, não existe. Inexplicavelmente, assim como no Brasil (tente, você não vai encontrar), não há nenhum destes aparelhos disponíveis. Aliás, existe um aparelho que grava da TV, mas utiliza HD interno e é muito caro, da marca LG que tem preço aproximado de 900 reais. Claro que procuro por algo mais barato (aqueles aparelhos sem HD que gravam direto no disco de DVD).

Para minha surpresa, um dia desses, andando pelo Paraguai, fui até a loja da Panasonic (subsolo do Shopping Americana) e, ao perguntar pela milésima vez se havia algum gravador de DVD para televisão disponível, a resposta foi: "não, mas temos vídeo cassete". Quase pensei ter ouvido mal, mas resolvi desafiar o vendedor, insistindo para ver o aparelho. Sem hesitação, o vendedor logo colocou o equipamento no balcão. Pensei que teria uma agradável surpresa, talvez um equipamento super moderno, última geração, mas não foi nada disso que eu pude ver. Apenas o bom e velho vídeo cassete de sempre, com um agravante: sequer era estereo. Sim, isso mesmo. Além de tudo era mono. Decepção total. Num momento de hesitação, quase comprei, mas desisti. Afinal, já tenho um vídeo cassete (veja a foto), que foi comprado há mais de 20 anos, que ainda funciona com algumas restrições. Você até pode pensar que tratava-se de um estoque antigo. Nada disso, quando olhei a etiqueta do fabricante, aparecia como data de fabricação o ano de 2009.

Quanto ao gravador de DVD, também tenho um, que não durou mais do que um ano. A marca é boa, LG, mas agora só serve para ver filmes, já que não grava mais nada. As fábricas não são mais como eram antigamente.

Se o que você procura é o vídeo cassete mesmo, vá até a loja Panasonic no Paraguai, compre o seu VCR da marca JVC e pague 60 dólares. Boa sorte e seja bem-vindo aos anos 80.

Nenhum comentário: